
Que o MBTI é um dos instrumentos de assessment mais conhecidos e confiáveis do mundo, você já deve saber. Porém, existem maneiras ainda mais profundas e efetivas de usar seus resultados que muitas empresas não conhecem. Nossa experiência com a ferramenta nos permite criar soluções que vão muito além da tradicional devolutiva individual, mas apoiam verdadeiras transformações em pessoas, times e empresas.
Por que o MBTI é tão relevante?
O MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) foi criado por Isabel Briggs Myers e Katharine Briggs. Elas desenvolveram o instrumento com base na teoria dos tipos psicológicos de Carl Jung, de 1921. São décadas de melhorias e evolução do instrumento desde sua popularização nos anos 70. Cerca de 2 milhões de pessoas fazem o teste MBTI todos os anos.

Possibilidades de uso do instrumento:
Intervenções de aprendizagem:
É possível desenvolver uma série de workshops a partir do MBTI. Os mais buscados são para integrar lideranças ou desenvolver habilidades como comunicação, gestão de conflitos e mudanças, inteligência emocional e tomada de decisão.
Desenvolvimento profissional ou pessoal:
O clássico processo de autoconhecimento promovido pelo MBTI ainda é um dos mais procurados. O instrumento tem alta confiabilidade e a conexão com o resultado é sempre imediata. Pode enriquecer processos de mentoria e coaching.
Seleção e avaliação de pessoas:
Desde que com cuidado e muito conhecimento, o MBTI pode ser um aliado importante na seleção de pessoas, na melhoria de processos de integração de novos profissionais e como suporte para processos de avaliação de potencial e desempenho.
Mapeamentos e mudanças culturais:
A cultura de uma empresa é criada a partir dos comportamentos de suas pessoas e líderes. E o MBTI pode apoiar no mapeamento das tendências mais comuns de comportamento e permitir acessar com mais facilidade a fonte da mudança.
Empresas que já vivenciaram experiências MBTI conosco:

Benefícios no uso do MBTI para sua equipe:

Entre para o Ecossistema Consense e receba nossos conteúdos.
Não enviamos spam, apenas insights, conteúdo relevante e novidades do nosso ecossistema.