No final do ano passado, ali pelos meados de setembro/outubro, tivemos a ideia de gastar mais tempo falando especificamente sobre autoconhecimento. À princípio, essa não seria uma das entregas principais da Consense, pois a nossa principal vocação está relacionada ao coletivo e ao trabalho em equipe. Porém, ela foi sendo gerada à partir de reflexões internas sobre o que um ano tão desafiador e incomum como 2020 tinha criado em cada um de nós.
Chegamos, então, à conclusão de que o ano tinha nos empurrado para esse lugar: estar [mais] sozinho era forçosamente aprender a conhecer e conviver consigo mesmo. A partir daí, não foi difícil conectar esse insight com o MBTI, a ferramenta de identificação e análise de personalidade que já utilizamos nos projetos.
Assim surgiu a *temporada de autoconhecimento*, que somou uma série de palestras, lives e conteúdos sobre o assunto, culminando em um curso de 15 horas de conteúdo e mais de 30 participantes. Somamos conceitos de personalidade e liderança para poder oferecer aulas que apoiassem os participantes a fazerem novas – e às vezes não tão novas – descobertas sobre seu modo de ver o mundo, de perceber, tomar decisões, comunicar e se organizar no mundo. Abrimos um pequeno programa de mentorias, que será finalizado em abril, onde suportamos alguns desses líderes a criarem e executarem novas atitudes e ações na prática. Saldo positivo.
Se você quiser ler tudo o que publicamos sobre o tema autoconhecimento aqui no Blog, clique aqui.
A pergunta que ficou foi se deveríamos seguir e tornar a temporada de autoconhecimento uma conversa frequente em nosso ecossistema. Quanto mais analisamos, mais recebemos um sonoro sim. Não somente pelo sucesso do exercício anterior, mas também pelas respostas que encontramos ao continuamente mergulhar nos estudos e acompanhar as vozes que olham para o futuro do mundo corporativo.
Como mercado, estamos desbravando caminhos e alternativas com velocidade cada vez maior e cada vez mais conscientes de que os modelos que nos trouxeram até aqui não nos levarão até onde podemos ou queremos chegar. E é no meio desse furacão de mudanças que precisamos ser protagonistas de nossas próprias histórias e carreiras, se situando como indivíduo e crescendo a partir do conhecimento de nossas forças, fragilidades e crenças.
Portanto, seja bem-vindo à 2º temporada de autoconhecimento na Consense. E, como costumamos dizer por aqui, vamos juntos!
O primeiro encontro sobre tema, será na segunda, dia 19/4, em parceria com o Inovabra, do Banco Bradesco. Para saber mais, clique aqui.