Consense

  • Home
  • Quem somos
  • O que fazemos
  • Clientes
  • Blog
  • Contato
Fale com um consultor
quinta-feira, 05 outubro 2017 / Publicado em Artigos

Valores e o bom processo seletivo

A meu ver, se existe algo relacionado diretamente ao sucesso de um negócio, esse item é a capacidade de definir, atrair, triar e selecionar pessoas para o time.

Muito do que se tem nas pequenas e médias empresas quanto à contratação de pessoas está baseado em intuição e achismo. Vemos, diariamente, líderes reclamarem das pessoas contratadas sem fazer uma avaliação eficaz do próprio processo seletivo.

Para um bom caminho, listo algumas ideias que podem incrementar e tornar o processo seletivo de qualquer empresa uma chave para bons resultados.

Expectativas definidas

Um processo seletivo começa muito antes de se colocar a vaga nos sites de busca. Exemplo: é necessário considerar o que é mais estratégico para a companhia: treinar “alguém da casa” para a nova função que se apresenta ou ir buscar diretamente no mercado?

Por isso, é preciso que a gestão pense quais objetivos e anseios serão preenchidos e quais serão despertados a partir da nova contratação. Quais são as competências técnicas e comportamentos que não podem faltar? O que pode ser desenvolvido ao longo do caminho? Definir claramente o escopo e as expectativas da nova vaga é garantia de menor frustração no futuro.

Não apenas currículo 

Pronto. A vaga está no mercado. E agora? É um pouco clichê, mas não se deve esquecer nunca que uma pessoa não se resume ao seu currículo. Logo, um processo seletivo não deve focar apenas naquilo que é apresentado nestes documentos. Lembre-se: esta é apenas a superfície da história.

Ao interagir com candidatos relembre quais valores devem ser investigados, faça perguntas que tragam à tona qual a visão de mundo destas pessoas, o que podem agregar e o que estão dispostas a aprender.  É sempre bom repetir: um CNPJ é feito de vários CPFs.

Lembre-se: ninguém está pronto

Outro item que parece óbvio, mas nem sempre o é na prática. Por mais que o candidato seja adequado em competências e alinhado com os valores da companhia, é necessário tempo para azeitar e maturar a jornada. O novo funcionário está entrando em território de cultura, estratégicas e processos pouco conhecidos, portanto é imprescindível que a empresa faça sua integração de forma pensada e planejada. Assim, nem o colaborador nem a equipe sofrerão de forma desnecessária.

Um forte abraço,

Anderson Siqueira

Tags: como contratar, contratar, equipes, pessoas, recrutamento e seleção, RH, vagas

Continue lendo

Dia do consumidor pra quê?
empatia-com-cliente
Eu, eu mesmo e a empatia com o cliente
Sua equipe é um grupo ou um time?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

  • Aconteceu
  • Artigos
  • Cases
  • Materiais ricos
  • Reflexões

Em alta

  • Como o engajamento da equipe pode melhorar a satisfação do cliente? em Artigos
  • Autogestão: conheça a competência do pós-pandemia Autogestão: a competência do trabalho remoto pós-pandemia em Artigos
  • Por que a curiosidade é importante para a sua empresa? em Artigos
  • Segurança psicológica: cultura que gera resultados em Artigos

Posts Recentes

  • Protegido: Mais sobre o seu resultado do MBTI

  • 2021, um ano para se aprender com os erros

  • Planejamento - post-it desenhado com canetinha, centralizado com a frase em inglês Make it happen, faça acontecer

    Falta de planejamento e o fracasso nos negócios

  • Como a Inteligência emocional apoia os resultados da liderança?

    Uma palavrinha para o líder centralizador e controlador

Assine nossa news






    Assine Nossa News







      Onde Estamos

      Avenida Angélica, 2223 - Sala 508
      Santa Cecilia - São Paulo

      LinkedIn

      Consense. Educação para as relações - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

      TOP