O crescimento de uma empresa é um mundo fascinante. Não existem receitas prontas. O que sabemos, porém, é que alguns pilares contribuem e outros não para tornar o sonho de ter um negócio de sucesso uma realidade. Sabemos ainda que crescer não é, ou não deveria ser, o fim, mas uma parte da jornada de empreender.
O nosso corpo é um exemplo incrível sobre como esses pilares se relacionam para permitir, em nós, uma evolução não apenas física, mas também psicológica e social. Nele, sistemas das mais variadas formas e complexidades se relacionam para permitir a vida. E aqui começam bons aprendizados.
Uma empresa é como um organismo: vivo e complexo. E independente do tamanho e estágio, possui sistemas diversos que se relacionam (ou deveriam) para permitir seu crescimento. O primeiro passo, então, é aceitar essa realidade complexa e aprender a lidar com ela. Veja um exemplo: uma criança, quando começa a aprender a andar, descobre diversas coisas ao mesmo tempo: intercalar as pernas, equilíbrio, realidade tridimensional, força, dor e uma série infindável de coisas, além da própria possibilidade de ver um novo mundo.
Quando uma empresa começa a funcionar, não se deve olhar apenas para frente, mas para todos os lados e, a partir daí, compreender o que mais se pode aprender no processo. Existe aprendizado para todos os lados e eles serão fundamentais lá na frente. Acreditar que crescer é apenas aumentar faturamento e lucro é uma armadilha para os que sonham com negócios sustentáveis e de sucesso.
“Uma empresa cresce quando adquire maturidade e novas formas de ver e fazer”
Uma empresa cresce quando adquire maturidade e novas formas de ver e fazer. Quando aumenta sua capacidade de lidar com a complexidade que é natural a si mesma e ao mercado. Quando consegue perceber que respostas repetidas não irão garantir para sempre os mesmos resultados e que a maturidade das pessoas importa mais do que a qualidade dos móveis do escritório.
Ter um propósito vibrante, uma equipe de alto desempenho e clareza de mercado, objetivos e necessidades dos clientes são alguns aspectos comuns às empresas que – de fato – cresceram. Porém, esse universo de coisas, pessoas e definições precisa estar conectado e alinhado em prol de algo realmente significativo. Pense: o que é crescer para você? Quais pilares norteiam o crescimento da sua empresa? E, para não perder a oportunidade: o que sua empresa vai ser quando crescer?
Anderson Siqueira
Idealizador e educador da Consense Educação para as relações