Fundada há 40 anos pelo chileno Nelson Lopez, a Project-Explo presta serviços de consultoria na área de engenharia, mais necessariamente na prevenção de explosões. É uma empresa familiar, que tem a engenheira eletricista Paula Simões – filha de Nelson – há dez anos na direção-geral. Ao longo desse período sob o comando de Paula, a empresa ganhou corpo e hoje conta com 30 colaboradores. Mas, em determinado momento de 2017, ela começou a notar divergências entre o departamento comercial e a área técnica, que acabavam tornando o dia a dia bastante difícil.
Na mesma época, Paula conheceu a Consense, que realizou um diagnóstico da situação da empresa, apresentando uma análise bastante assertiva. “Eram justamente as coisas que eu acreditava que nós precisávamos melhorar”, comenta a diretora-geral. Uma das necessidades mais urgentes era o aperfeiçoamento dos líderes da empresa.
Em 2018, a Consense deu início ao Projeto de Alinhamento de Liderança, focado na ampliação da consciência desses profissionais, que tinham acabado de conquistar o posto de comando. A implementação durou cerca de um ano, com intervenções periódicas e acompanhamento constante para consolidar os novos conhecimentos e aplicá-los com fluidez no dia a dia da Project-Explo. E, além de trazer consistência para esse time, o projeto também teve o objetivo de estruturar o fluxo de reuniões, algo que aprimorou a circulação das informações entre os colaboradores.
Vencidas as resistências – naturais em processos de mudança – Paula conseguiu notar melhorias efetivas. “No início, até eu pensei que não teríamos tempo para fazer todas as reuniões que foram propostas. Hoje, faz parte do nosso dia a dia e nós percebemos ganhos tremendos”. Os resultados ficaram ainda mais claros após a realização de pesquisas de clima internas, que apontaram um aumento significativo dos níveis de satisfação dos colaboradores com seus líderes. A partir de perguntas como ‘O que você acha da sua liderança?’, ‘Você enxerga para onde a empresa está indo?’, ‘Você acha que tem acesso às informações?’, ‘Participa das decisões?’, Paula obteve indicadores bastante positivos. “Tudo isso que, antes era uma grande negativa, hoje se transformou. Nós temos 93% dos respondentes com resposta ‘bom’ ou ‘ótimo’ para todas as perguntas que fazemos”, comemora.
Mais perto dos clientes
Conforme o Projeto de Alinhamento de Liderança avançava com sucesso, Paula decidiu implementar outras mudanças necessárias na Project e deu início ao Programa de Gestão do Relacionamento com o Cliente, focado na parte comercial, que ajudaria a redesenhar os processos dessa área. Com isso, pretendia-se ampliar os resultados da equipe e, consequentemente, trazer mais lucro para a empresa. O cenário era bastante desafiador, afinal, em 2018, o país atravessava uma delicada crise política e econômica, com consequências para muitas empresas. Mesmo assim, Paula já verifica transformações significativas e até surpreendentes: “Essa mudança no processo comercial foi consolidada, de fato, da metade do ano para cá. E estamos começando a colher os resultados agora, com uma melhora nas vendas”, relata ela, que percebeu um aumento de 25% nas vendas acumuladas de 2018 a 2019. “Esses números se devem, em parte, ao projeto. Os anos de 2017 e 2018 foram bem difíceis para o país. Vimos muitas empresas pequenas fecharem e, por isso, nem esperávamos por esse supercrescimento que tivemos em 2019. Então, acredito que essa parte que nós não esperávamos veio como resultado do projeto com a Consense”, conclui Paula.
Fluidez e agilidade
Com dois grandes projetos bem sucedidos, foi natural que a parceria se fortalecesse. A confiança no trabalho da Consense se mostrou mais uma vez em uma consultoria para a realização de uma reestruturação na Project-Explo, em 2018. Dessa vez, a ideia era promover um alinhamento de estrutura, focado em reconstruir o organograma e os principais cargos e funções da empresa. “Foi sensacional. O que nós esperávamos está, de fato, acontecendo: ganhamos agilidade, resolvemos muitos dos conflitos que tínhamos, descentralizamos as decisões”, observa Paula, que também obteve sucesso em um dos desafios mais importantes para a Project. “Queríamos direcionar a organização para os clientes e acredito que estamos conseguindo isso agora, já estamos enxergando essa mudança. Ainda não tenho indicadores, mas estamos implementando pesquisas para medir como o cliente percebe isso”, finaliza.
Parceria de valor
Os esforços da Project-Explo para tornar-se uma empresa cada vez melhor não param. E a Consense tem muita satisfação em fazer parte dessa trajetória de constante evolução. Um novo projeto já está em desenvolvimento e se estenderá pelo ano de 2020: o Programa completo de atendimento ao cliente, que engloba desde o primeiro atendimento até o pós-venda e o relacionamento. E Paula Simões acredita que essa parceria vai longe: “a Consense é um parceiro estratégico. Eu enxergo que essa parceria ainda vai durar uns bons anos, porque complementa os conhecimentos que nós temos e, muitas vezes, mostra pontos que nós não estávamos considerando. É um olhar de fora que nos ajuda muito”.