Um guia simples para fugir da realização no trabalho
Eu sei que é difícil encontrar um guia como este. Na maioria das vezes, o material que acha na rede tem tentado lhe desviar do caminho, promovendo soluções, provocações e ideias para que você se torne alguém cada vez mais conectado com sua empresa de uma forma sistêmica e saudável.
O objetivo deles é auxiliar você na busca por um caminho de realização, afinal ela é a melhor forma de se manter motivado. Mas, nós dois sabemos que não é isso que você está, na verdade, procurando. O que deseja é ser, ou até se manter, um empresário desmotivado e sem nenhum tipo de realização que alimente propósitos e essas coisas de humanidade nas empresas.
Por isso, escrevi esse guia para você. Três dicas simples, mas que podem te ajudar no objetivo:
Trate pessoas como meio
Uma empresa é feita de pessoas. Mas isso simplesmente acontece por que uma única andorinha não faz verão. É uma pena que você, empresário desmotivado, não possa fazer tudo sozinho, realmente, é impossível. Porém, mesmo em equipe, as pessoas só precisam de uma orientação: quais tarefas cumprir no dia a dia e qual o prazo para isso.
Não as eduque no caminho para descobrirem sua melhor contribuição, nem a ter visão sistêmica, afinal, são pagas para executar: as perguntas e os pensamentos devem ficar com você. Não alimente bons relacionamentos e a empatia entre as pessoas e as equipes, pois isso não impacta de fato no trabalho delas e nem no seu. Por fim, não leve em consideração sua humanidade ou até sensibilidade. Não foi para isso que você as contratou.
Coloque o patrimônio e o lucro em primeiro lugar
Já falamos acima que pessoas não são mais do que a mão -literalmente – de obra e que não devem ser vistas mais do que como um meio de alcançar os verdadeiros objetivos que a empresa possui. Porém, para ser um empresário desmotivado de verdade é importante sempre colocar resultados financeiros acima de qualquer outra prioridade.
Não existe nada mais importante do que o lucro no fim do período. Perceba que não estou falando sobre sustentabilidade ou equilíbrio financeiros, por que isso até os empresários motivados procuram. Se você está na jornada para ser um empresário desmotivado de sucesso, o patrimônio e os números só irão crescer enquanto você manter os olhos focados apenas neles, afinal é o olho do dono que engorda o animal. Considerar outro tipo de resultado, como a satisfação do cliente é pura perda de tempo.
Não considere o todo
Fuja da cultura de cliente ou fornecedor interno. Vai gastar um tempo desnecessário para colocar essa ideia na cabeça dos funcionários e, enquanto isso, o trabalho precisa ser feito.
Esqueça também a história de que tudo está conectado e que é preciso levar em consideração a realidade, os desejos e até mesmo os sonhos do cliente. Não pense qual é a melhor forma de organizar um processo de atendimento para ele, afinal, ele faz um pedido, você executa e entrega o produto, ele paga por isso. Simples, não? Para que pensar sobre isso?
Essa é a relação ideal entre um empresário desmotivado e seu cliente. E se ele não permanecer na rede, não tem problema, o mercado sempre estará em movimento, repleto de outros peixes para morder a isca.
Com certeza, há muitas outras dicas que poderiam ser expostas aqui, mas garanto que seguindo estas três, você se tornará um empresário desmotivado em breve. Sua visão de propósito e contribuição estará praticamente apagada, como uma lâmpada de 25 watts! Sua equipe estará insatisfeita e aquém de seu potencial, assim como os seus resultados. Com sorte, você talvez até perca algum dinheiro no processo, mas isso não posso garantir. Tem gente ganhando dinheiro assim.
Recomendo também que, caso pensamentos de alinhamento, propósito, excelência ou resultados sistêmicos venham à mente, leia este texto mais uma vez.
Um forte abraço,
Anderson Siqueira
Idealizador e educador na Consense Educação para as relações