Consense

  • Home
  • Quem somos
  • O que fazemos
  • Clientes
  • Blog
  • Contato
Fale com um consultor
terça-feira, 30 junho 2020 / Publicado em Artigos

Descubra o temperamento de sua equipe e melhore a comunicação com ela

Além de aprimorar a liderança, conhecer os tipos de temperamento é fundamental para quem quer fazer uma boa gestão de pessoas e melhorar sua comunicação com elas, afinal a comunicação é item essencial para negócios de sucesso e interações pessoais. Sem contar que o autoconhecimento também colabora para que você se desenvolva como pessoa e também torne mais maduras suas relações.

E o que é o temperamento? 

O temperamento pode ser entendido como o conjunto de particularidades e tendências de comportamento de cada indivíduo. Ele tem influência direta em nossas interações no trabalho e pode ser desenvolvido de modo que reconheçamos nosso real potencial de entregar resultados.

Conhecer o seu tipo de temperamento ajudará você a compreender e aplicar melhor suas preferências na comunicação com outras pessoas e a valorizar e entender comportamentos diferentes do seu. Você também terá a chance, como gestor, de adaptar-se para se comunicar de forma mais eficiente com sua equipe.

Entendendo o temperamento pelo instrumento MBTI

Com o instrumento MBTI é possível identificar os tipos de personalidade e observar os pontos fortes de cada tipo ao se comunicar, por exemplo. Com ele, podemos ainda conhecer as diferenças e valorizar as preferências de cada pessoa. 

Vamos descrever resumidamente os quatro pares de preferência:

  • Extroversão e Introversão: é a forma como nos orientamos para o mundo, concentrando nossa atenção para o mundo externo (Extroversão); ou refletindo nosso mundo interior através de pensamentos e sentimentos (Introversão);
  • Sensação e Intuição: é a forma como obtemos informações, podendo nos basear mais em fatos concretos (Sensação); ou em dados abstratos e possibilidades (Intuição);
  • Pensamento e Sentimento: são nossas preferências para a tomada de decisão, podendo ser mais lógicos e analíticos (Pensamento); ou nos baseando em valores e questões pessoais (Sentimento).
  • Julgamento e Percepção: é a maneira como lidamos com o mundo externo. Podemos ser mais decisivos e preferirmos o controle (Julgamento); ou podemos deixar as opções em aberto, recorrendo mais à espontaneidade (Percepção).

Não devemos utilizar a identificação dos tipos de personalidade para rotular a equipe e limitá-la, mas sim como ferramenta de compreensão das diferenças e como forma de aprender e desenvolver comportamentos mais efetivos nas relações de trabalho e pessoais.

Com quem estou lidando?

Trabalhando com a combinação dos quatro pares de preferência chegamos a um total de dezesseis tipos de personalidade. Para facilitar, vamos separar em dois grandes grupos de Extrovertidos e Introvertidos para dar dicas de como identificar cada um dos perfis e também de como se comunicar com os oito temperamentos. 

Extrovertidos: 

Introvertidos: 

A maioria dos líderes concorda com o fato de que muitos de seus desafios e problemas são criados por falhas de comunicação. Esse é uma forma de diminuir os mal-entendido, criando um formato de conversa baseado na empatia e no respeito, compreendendo o outro e se adaptando. Além de melhorar seus resultados, temos convicção de que isso o transformará pessoalmente também. Não deixe de ir em busca do aprimoramento e conhecimento a seu respeito e de sua equipe, você precisa deles para crescer.

Continue lendo

Você já ouviu falar sobre o Mundo VUCA?
Autogestão: conheça a competência do pós-pandemia
Autogestão: a competência do trabalho remoto pós-pandemia
O que podemos aprender com a empresa familiar do comendador?
O que podemos aprender com a empresa familiar do comendador?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

  • Aconteceu
  • Artigos
  • Cases
  • Materiais ricos
  • Reflexões

Em alta

  • Como o engajamento da equipe pode melhorar a satisfação do cliente? em Artigos
  • Autogestão: conheça a competência do pós-pandemia Autogestão: a competência do trabalho remoto pós-pandemia em Artigos
  • Por que a curiosidade é importante para a sua empresa? em Artigos
  • Segurança psicológica: cultura que gera resultados em Artigos

Posts Recentes

  • Protegido: Mais sobre o seu resultado do MBTI

  • 2021, um ano para se aprender com os erros

  • Planejamento - post-it desenhado com canetinha, centralizado com a frase em inglês Make it happen, faça acontecer

    Falta de planejamento e o fracasso nos negócios

  • Como a Inteligência emocional apoia os resultados da liderança?

    Uma palavrinha para o líder centralizador e controlador

Assine nossa news






    Assine Nossa News







      Onde Estamos

      Avenida Angélica, 2223 - Sala 508
      Santa Cecilia - São Paulo

      LinkedIn

      Consense. Educação para as relações - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

      TOP