Além de aprimorar a liderança, conhecer os tipos de temperamento é fundamental para quem quer fazer uma boa gestão de pessoas e melhorar sua comunicação com elas, afinal a comunicação é item essencial para negócios de sucesso e interações pessoais. Sem contar que o autoconhecimento também colabora para que você se desenvolva como pessoa e também torne mais maduras suas relações.
E o que é o temperamento?
O temperamento pode ser entendido como o conjunto de particularidades e tendências de comportamento de cada indivíduo. Ele tem influência direta em nossas interações no trabalho e pode ser desenvolvido de modo que reconheçamos nosso real potencial de entregar resultados.
Conhecer o seu tipo de temperamento ajudará você a compreender e aplicar melhor suas preferências na comunicação com outras pessoas e a valorizar e entender comportamentos diferentes do seu. Você também terá a chance, como gestor, de adaptar-se para se comunicar de forma mais eficiente com sua equipe.
Entendendo o temperamento pelo instrumento MBTI
Com o instrumento MBTI é possível identificar os tipos de personalidade e observar os pontos fortes de cada tipo ao se comunicar, por exemplo. Com ele, podemos ainda conhecer as diferenças e valorizar as preferências de cada pessoa.
Vamos descrever resumidamente os quatro pares de preferência:
- Extroversão e Introversão: é a forma como nos orientamos para o mundo, concentrando nossa atenção para o mundo externo (Extroversão); ou refletindo nosso mundo interior através de pensamentos e sentimentos (Introversão);
- Sensação e Intuição: é a forma como obtemos informações, podendo nos basear mais em fatos concretos (Sensação); ou em dados abstratos e possibilidades (Intuição);
- Pensamento e Sentimento: são nossas preferências para a tomada de decisão, podendo ser mais lógicos e analíticos (Pensamento); ou nos baseando em valores e questões pessoais (Sentimento).
- Julgamento e Percepção: é a maneira como lidamos com o mundo externo. Podemos ser mais decisivos e preferirmos o controle (Julgamento); ou podemos deixar as opções em aberto, recorrendo mais à espontaneidade (Percepção).
Não devemos utilizar a identificação dos tipos de personalidade para rotular a equipe e limitá-la, mas sim como ferramenta de compreensão das diferenças e como forma de aprender e desenvolver comportamentos mais efetivos nas relações de trabalho e pessoais.
Com quem estou lidando?
Trabalhando com a combinação dos quatro pares de preferência chegamos a um total de dezesseis tipos de personalidade. Para facilitar, vamos separar em dois grandes grupos de Extrovertidos e Introvertidos para dar dicas de como identificar cada um dos perfis e também de como se comunicar com os oito temperamentos.
Extrovertidos:
Introvertidos:
A maioria dos líderes concorda com o fato de que muitos de seus desafios e problemas são criados por falhas de comunicação. Esse é uma forma de diminuir os mal-entendido, criando um formato de conversa baseado na empatia e no respeito, compreendendo o outro e se adaptando. Além de melhorar seus resultados, temos convicção de que isso o transformará pessoalmente também. Não deixe de ir em busca do aprimoramento e conhecimento a seu respeito e de sua equipe, você precisa deles para crescer.