“Estou cansada”. Uma das frases feitas do meu vocabulário. Uma das principais constatações de que me tornei uma mulher adulta.
Não é pra menos. Morando na Grande São Paulo e tendo que me deslocar de carro às quintas (entendedores entenderão), tocando um negócio bacana, mas extremamente desafiador, tentando equilibrar os boletos, as vontades, a vida social, a vontade de dormir e a necessidade de ser fitness. Fazendo o que posso para ser uma boa trabalhadora, boa amiga, boa filha, boa cidadã, enfim, uma mulher (E olha que eu nem sou mãe). Cansativo.
Camila, lá vem você com essas conversas. Isso aqui não era pra ser um artigo sobre Março, o mês da mulher? Era. Mas, estou cansada (risos) e talvez se você questionar algumas mulheres ao seu redor, elas digam o mesmo. É claro que isso não é privilégio meu, nem das mulheres. Mas, talvez para nós haja uma milha a mais. Por que está em nosso DNA esse nível de entrega. Por isso, é necessário parar por um momento e reconhecer essa capacidade incrível que temos de nos reinventarmos, nos dividirmos, cairmos e levantarmos.
Está no âmago da mulher ser resiliente, não parar e persistir, lutando por tudo aquilo que acredita. E, não duvide: se uma mulher parou de lutar por algo, ela não acredita mais nesse algo. Simples assim. Sem tirar, nem por. Enquanto houver esperança, sonho, visão, estamos lá. Lutando, dando o nosso melhor, fazendo tudo o que podemos, mesmo que as vezes não seja muito ou tudo que os demais esperavam. Ou pior: aquilo que nós mesmas achávamos que deveríamos ter feito. Por que se existe algo que uma mulher sabe fazer tão bem quanto lutar, é se cobrar. Mas isso é conversa para outro dia.
Então, um viva a todas as mulheres. Um viva a você que empreende, cuida, trabalha, sonha, coordena, ama, dirige e luta. Um viva para nós que seguimos, apesar da pressão e dos desafios, de cabeça erguida acreditando que temos algo a acrescentar no mundo, nos ambientes e nas pessoas ao nosso redor. Um viva a nossa entrega que faz o mundo girar com mais eficácia, mas também com muito mais beleza.
Feliz dia da Mulher!
Camila Carvalho é jornalista, especializada em desenvolvimento de lideranças e entusiasta da educação corporativa.
Ps: neste mês nosso blog será recheado com artigos apenas escritos por mulheres. Aproveite a leitura!