Perder o desejo de desenvolvimento contínuo nesta área não é uma opção.
É uma das principais funções de um empreendedor estar sempre atento aos desafios que rondam seu negócio. Eles podem ser específicos da área de atuação, do mercado em que se está inserido ou até do público-alvo escolhido. Porém, existem riscos que são comuns a toda e qualquer empresa. Um deles é perder o foco no crescimento contínuo enquanto se foca em como melhorar o atendimento ao cliente.
Clientes são a força motriz de qualquer companhia. É para eles que o negócio existe, cria e se transforma. Por isso, quando um líder percebe que a instituição está perdendo força nesta área, é o momento de considerar buscar alternativas de mudança. Empreender pode ser um caminho solitário, por isso, a construção de parcerias estratégicas tem o poder de dar novo fôlego e visão de oportunidades.
Entre os diversos caminhos, resolvi listar os que estão fora da companhia, pois sempre geram dúvidas na hora de receber ajuda especializada. Todos podem ser adaptados e executados em empresas de pequeno, médio e grande porte com a finalidade de desenvolver desde os pontos mais estratégicos até os mais operacionais da companhia.
Confira:
Cursos e treinamentos
Feitos para adquirir conhecimento – teórico e prático – em assuntos pontuais dentro do processo ou nos comportamentais. São ferramentas excelentes para mudanças de curto prazo.
Algumas vantagens de formatar cursos dentro da companhia no intuito de melhorar o atendimento ao cliente são: a ampliação da consciência e do olhar, a geração de novas ideias através das provocações existentes nos encontros e a alimentação do espírito de equipe, superando deficiências por mergulharem em casos específicos.
Além disso, a empresa pode incentivar – até mesmo financeiramente – os colaboradores a fazer formações fora do ambiente de trabalho. A convivência com outros profissionais, inclusive de diferentes áreas, também pode expandir não só a percepção, mas o networking. Pode ainda se tornar uma forma de reconhecimento de bons serviços prestados.
O Coaching
Ganhando força no mercado brasileiro há mais de 12 anos, esta técnica se propõe a desenvolver pessoas e equipes para trabalhos de alta performance. O foco do coaching é mais individualizado, e pode ser uma ferramenta preciosa para o desenvolvimento das lideranças da companhia.
Uma vantagem do coaching está em sua duração: todo processo possui início, meio e fim determinados. Depois, está a sua customização: cada líder pode desenvolver um caminho específico, de acordo com seu momento de vida, propósito e carreira.
Entre os ganhos estão o desenvolvimento das habilidades de relacionamento dos líderes para com suas equipes, aperfeiçoamento de competências e correção dos pontos fracos, sem perder o foco em resultados sustentáveis e mensuráveis. O que pode ser muito vantajoso quando o objetivo é melhorar o atendimento ao cliente.
Consultoria sobre como melhorar o atendimento ao cliente
É a escolha ideal para organizações que entendem que precisam de ajuda para crescer de forma mais sistêmica e global, com a ajuda de profissionais especializados e realmente focados em solucionar causas reais de problemas reais.
Uma consultoria especializada pode ser extremamente efetiva no objetivo de melhorar o atendimento ao cliente, pois se propõe – em um trabalho modular – a investigar qual a realidade da empresa em questão, descobrindo as falhas nos processos e rotinas. Assim, a partir das descobertas, redesenhar fluxos, tarefas e atribuições, por meio de diversas técnicas de mercado, criando inovação e novos resultados nas principais áreas de deficiência.
Diferente dos cursos e do coaching, projetos desse nível costumam ter duração de médio ou longo prazo, determinado principalmente por seu nível de costumização. O engajamento das lideranças como sustentadoras e fomentadoras é fundamental e torna-se estratégico para que as equipes abracem o programa e invistam seus esforços em busca das mudanças necessárias.
Portanto, não há desculpas! Independente do setor, mercado ou público-alvo, a resposta que sua empresa necessita para melhorar o atendimento ao cliente pode começar em um desses caminhos. O ideal é que você analise qual diretriz está mais alinhada com a maturidade da instituição e os níveis de crescimento que está buscando neste momento. Além da capacidade de investimento de tempo e dinheiro disponíveis.
Nada impede que estas soluções sejam aplicadas em conjunto ou que cada área da empresa receba projetos diferentes, de acordo com suas deficiências, carências e demandas. O importante é manter o foco em como melhorar o atendimento ao cliente. Ele deve ser um desejo constante e desafiador, que leve sua equipe a buscar continuamente crescimento e realização e seus clientes à fidelidade.
Anderson Siqueira – Consense